Como interagir com o Espírito Santo?

Como podemos interagir com alguém que não podemos ver, tocar ou simplesmente ouvir com os ouvidos humanos?

Parece loucura quando ouvimos pessoas dizendo que conversam com o Espírito Santo, que Ele responde e ainda indica caminhos ou os auxilia nas orações que fazem diariamente ao Altíssimo. Pode até parecer, mas não é nenhuma loucura. É a promessa feita por Jesus aos seus discípulos quando retornou aos céus após ter estado entre nós em sua ressureição.

Em João, capítulo 14 e versículos 15 a 17 Jesus diz que subirá aos céus, mas pedirá ao Pai que envie um Consolador para que esteja conosco até a consumação dos séculos. Esse Consolador atende pelo nome de Espírito Santo.

Quem é o Espírito Santo?

Já podemos ver o agir do Espírito Santo no inicio de tudo, quando Ele pairava sobre a face do abismo (Gênesis 1:2).

O mesmo Espírito Santo que esteve cuidado do nosso planeta na semana da criação, zelando-o enquanto permanecia sobre a face das águas, quando tudo aqui ainda era sem forma e vazio, é o mesmo que fala conosco e nos revela a identidade de Jesus Cristo (1 Coríntios 12:3).

Devemos interagir com o Espírito Santo

Se você pode falar com Deus, também pode interagir com o Espírito Santo.

É impossível viver neste mundo sem que tenhamos o auxílio do Consolador, a quem Cristo se referiu aos seus discípulos.

O Espírito Santo é uma pessoa

Como eu posso afirmar que um Espírito é uma pessoa? Cientificamente a minha tese seria excomungada, todavia não falamos de ciências quando queremos provar do maná do Senhor em nossas vidas.

Em João 16:14, Cristo diz aos que estiveram com Ele em seu ministério na terra que o Espírito Santo viria e o glorificaria e vo-lo anunciaria aos homens.

Como interagir com o Espírito Santo? Fica fácil de responder se partirmos do pressuposto de que Ele é de fato uma pessoa, não uma pessoa qualquer, mas a Pessoa da trindade que é capaz de falar, pensar, sentir e agir assim como nós.

O Espírito Santo interage e nos ensina

O Consolador é o nosso professor na matéria celestial.  Em João 14:26 é relatado que Ele nos ensinará as coisas e nos fará lembrar de tudo que Cristo disse quando aqui esteve. Essa é uma das formas que se pode interagir o Espírito Santo.

Não entristeça o Espírito Consolador de Deus

Outra prova de que Ele é uma pessoa é que pode se entristecer. Não é dado a um simples espírito sentimentos, mas ao Espírito Santo sim.

A palavra nos exorta que de não devemos entristece-lo, segundo o apóstolo Paulo em sua carta aos efésios: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4.30)

Ele toma decisões

Como interagir com o Espírito Santo implica em entender que Ele toma decisões, vejamos em Atos 15:28: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais.”

Por último saiba

O Espírito Santo zela por você, zela por mim e zela por todo aquele que compreende que Cristo é filho de Deus e nosso advogado à direita do Pai. O Espírito é capaz de interceder por nós frente ao Dono da vida, como vemos a partir de Romanos 8.26-27: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”

Mário Antonio Marques Fascio

Presidente Administrativo da IVPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *